A Família Freelancer

Postado em - Última vez Modificado em

O Freelancer é uma plataforma mundial. Mas também podemos dizer que é uma grande família. Faço parte desta família desde agosto de 2014. Desde então, passamos de 13 para 20 milhões de usuários, um aumento de 7 milhões ou mais de 50% em menos de dois anos, sendo dezenas de milhares de falantes da língua portuguesa. Para um brasileiro, como eu, trata-se de um prato cheio de oportunidades. O Freelancer.com cresce em progressão geométrica e é importantíssimo pegar carona nesse crescimento para atingir o sucesso profissional.  

Conheci o Freelancer.com enquanto buscava uma fonte extra de renda para tirar alguns planos pessoais do papel. Foi o único método online que me trouxe retorno consistente. Como sou um profissional da educação e tenho proficiência certificada na língua inglesa, ofereci meus trabalhos de professor e tradutor inglês-português no site (e estou me preparando para, em breve, oferecer tradução para o (espanhol-português). Explorando as ferramentas da página e lendo os textos da Comunidade Freelancer, consegui as informações que precisava para o pontapé inicial. Em poucos meses, já havia conseguido mais de 20 trabalhos com feedbacks positivos e acumulado algumas centenas de dólares. Tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, inclusive brasileiros morando em outros países e estrangeiros morando no Brasil, todos precisando de serviços em língua portuguesa. Algumas dessas pessoas se tornam contatos permanentes e até boas amizades!

Sempre que iniciamos algo novo, e aqui não é diferente, precisamos de paciência e perseverança. O primeiro trabalho pode não vir tão rapidamente quanto gostaríamos. Podemos achar que o site é difícil de usar. Mas não é! Embora a tradução em português não contemple 100% dos recursos do site, tudo na página é simples e intuitivo. Além disso, seguem algumas dicas fundamentais para quem quer se tornar um freelancer:

Criando o seu perfil

Um perfil bem elaborado é essencial. Coloque um nome fácil de ser lembrado e que possa ser associado com os serviços que irá oferecer. No resumo, descreva objetivamente sua experiência, suas competências e o volume de trabalho que consegue produzir por dia (caso se aplique). Escolha os tags de habilidade apropriados aos serviços que deseja oferecer, por exemplo, “Tradução”, “Português” e “Redação de Conteúdo”.

Escolha uma fotografia na qual você aparece bem vestido, mas sorridente. Evite uma aparência muito sisuda. Transmita a imagem do profissional competente e simpático que você é.

Monte um portfólio atraente com os melhores exemplos de seu trabalho; os empregadores querem ver se o que você já fez se enquadra no que eles desejam.

Algo que ajuda a destacar o seu perfil é a realização de testes no site, os quais geram certificações que aparecem como pequenos ícones. Há uma infinidade de testes que certificam proficiência em línguas, habilidade no uso de programas e aplicativos, competência em administração, marketing, redação etc.

Você também deve escolher seu plano de associado entre as opções Intro, Plus, Profissional e Premier. O plano Intro atende às necessidades de um iniciante. Conforme você vai ganhando espaço e construindo uma reputação no site, no entanto, é altamente recomendável atualizar o seu plano para ter um pacote maior de ofertas por mês, seguir empregadores, listar mais habilidades no perfil, ofertar em projetos de alto valor etc. Faça uso de todos os recursos que aumentam sua visibilidade, só assim você terá acesso a mais projetos de qualidade.

Não se esqueça de olhar a seção Minhas Recompensas em seu perfil: a cada tarefa cumprida no site, seja completar o preenchimento do perfil ou concluir um projeto, você ganha crédito em pontos, que podem ser trocados gratuitamente por benefícios como pacotes de ofertas e testes de proficiência.

A boa oferta

Não desperdice suas ofertas em projetos que estejam fora de suas possibilidades e anseios, com pagamento muito baixo, prazo que você não pode cumprir e habilidades que você não possui. Porém, é importante destacar que seu perfil só se sobressai conforme vai realizando trabalhos e recebendo pagamentos pelo Freelancer.com. Por esse motivo, no início, não despreze oportunidades de ganhar reputação, já que aquele trabalhinho de $10 pode vir muito bem a calhar!

Na hora de dar seu lance, escreva uma oferta que chame a atenção de seu empregador. Saudação casual, mas respeitosa; demonstre que leu e entendeu o projeto; descreva suas qualificações e experiências relevantes para a execução do serviço; explique como pretende realizar o serviço; apresente seu portfólio; dê orçamento e prazo realistas. Embora seja útil manter um esboço salvo, personalize cada oferta de acordo com o projeto para evitar aquela aparência de “mala direta”. Ofertas robóticas têm grandes chances de ser ignoradas.

O caminho para o sucesso

Foi escolhido? Parabéns!!! Agora você deve aceitar o projeto, mas só faça isso após conversar com empregador via chat e ter certeza do que ele quer e de que você pode fazê-lo. Mantenha contato sempre que possível para tirar dúvidas que surgirem no andamento do projeto. Seja sempre cortês e respeite os prazos. Dê o seu melhor para entregar o melhor resultado possível.

Agora que você concluiu e entregou o trabalho, chegou a hora do feedback. Se tudo correu bem, dê a melhor nota possível e escreva como o projeto foi conduzido, agradecendo o empregador. O empregador também fará o mesmo. Assim, você será a primeira pessoa de quem ele irá se lembrar quando tiver um projeto semelhante e uma parceria de longo prazo será construída.

Quando tiver uma quantia boa e desejar sacar o dinheiro, basta seguir as instruções e fornecer a documentação solicitada pelo Freelancer.com. Em poucos dias, você terá o valor disponível em sua carteira virtual (como o Paypal) e poderá transferi-lo para sua conta bancária.     

Depois de um certo tempo, se estiver indo bem, recebendo bons feedbacks dos empregadores, você poderá ser convidado para integrar o seleto grupo dos Freelancers Preferenciais, obtendo acesso a projetos exclusivos de clientes exigentes, mas que pagam muito bem!

Postando projetos

Mesmo que sua intenção seja ser simplesmente um freelancer, poderá haver momentos em que você atuará como um empregador. Você poderá querer o seu perfil escrito também em inglês, para ter maior visibilidade, mas não domina o idioma; precisará, então, dos serviços de um tradutor. Ou desejará um logotipo para o seu negócio, precisando, assim, de um designer.

Seja como for, do mesmo modo que é simples dar um lance ou oferta num projeto de trabalho, é igualmente simples postar seu próprio projeto. Você descreve o que precisa, lista as habilidades necessárias e faz a publicação; depois, aguarda as ofertas dos freelancers, conversa com alguns deles e escolhe o que considerar o mais qualificado e com a melhor oferta. Você também pode postar projetos urgentes (que precisam estar em andamento em até 24 horas) e/ou postar projetos com “recruiter”; nesse caso, um membro do staff do Freelancer.com se encarrega de escolher o melhor profissional para o seu projeto!

Concursos

Os concursos são um meio muito divertido de ganhar dinheiro e experiência. Boa parte dos concursos envolvem trabalhos de design, mas também é possível encontrar concursos para outros tipos de trabalho. Você não irá receber se não for o vencedor, mas seu trabalho poderá ser avaliado pelo criador do concurso e você receberá um feedback para aperfeiçoá-lo.

Lembra-se daquela tradução de perfil e daquele logotipo dos quais falamos acima? Você pode solicitá-los também através de concurso! Você posta o que deseja, verifica os trabalhos já prontos e escolhe o que achar melhor, podendo até pedir para o vencedor que o modifique um pouco, para o melhor resultado possível! No alarms and no surprises...

Caso ainda necessite de suporte, clique em “Entre em Contato Conosco” e você receberá atendimento em português, se assim o desejar.

Com o número de brasileiros e outros falantes de língua portuguesa crescendo cada vez mais rápido, logo o Freelancer terá 100% de suas funcionalidades em português e até mesmo transferência direta de fundos para nossas contas bancárias. Nós fazemos o Freelancer crescer e, ao mesmo tempo, crescemos junto com ele. É um caminho árduo, mas também prazeroso. É muito fácil ficar horas e horas explorando o site, ganhando pontos de créditos enquanto se negocia os detalhes de trabalho com um empregador. Explore! Divirta-se! Ganhe! Descubra como é bom fazer parte da Família Freelancer!

Postado 5 junho, 2016

ThiagoClarindo

English to Portuguese Translator, Teacher

▲ Native Brazilian Portuguese speaker, writer and translator (language pairs: English to Portuguese, Portuguese to English). ▲ Currently works at IFSP (a Federal College Institute) as an Educational Counselor. TOEFL Certified (C1) and proctor. Graduate in Biology and postgraduate in Educational Psychology. Worked as a Science Teacher at Jean Piaget School. Worked as a Missionary at CJCLDS for tw...

Próximo Artigo

Five Terrific Tips to Become a Top Freelance Translator