O mundo ao seu alcance

Postado em - Última vez Modificado em

Uma das características mais interessantes do Freelancer é o fato de ser uma plataforma sem fronteiras. No mesmo dia você pode estar montando um modelo financeiro para um empreendedor na Austrália, ajudando um estudante de administração holandês a escrever um plano de negócios, desenvolvendo uma macro no Excel para um gerente canadense ou traduzindo documentos para uma blogueira brasileira.

Para mim, isso é muito estimulante. Como brasileiro que há tempos mora fora do país, comecei a utilizar o Freelancer como uma forma de manter o vínculo e trabalhar em projetos com clientes brasileiros. O que acabou acontecendo foi que o Freelancer abriu muito mais horizontes. Ao pereceber que minhas habilidades podem transcender fronteiras, passei a interagir e trabalhar com clientes mundo afora.

Além de encontrar tanta diversidade geográfica, me surpreendi também de ter a oportunidade de trabalhar com profissionais de todos os tipos de indústrias. Nos poucos meses desde que entrei no Freelancer já participei de projetos relacionados a planejamento urbano, fabricação e varejo de cortinas, blog de viagens, instituições financeiras… dá para ter uma idéia.

Eu acredito com convicção que essa variedade está me tornando um professional mais completo. Não só me faz aprimorar o meu conhecimento técnico, para ser mais competitivo e poder gerar resultados cada vez melhores independente da origem dos clientes, mas também traz uma educação cultural inigualável. Acho incrível como podem variar os estilos de comunicação, negociação e gerenciamento de cada cliente. Não existe uma fórmula. A mesma solução que para um cliente foi perfeita, para outro pode não dar certo. Cabe a você decifrar cada caso.

Minhas dicas para ter sucesso nessa plataforma tão global? Primeiro, acho fundamental tratar todo novo projeto como um começo do zero. Cada cliente é um cliente, é preciso sempre manter uma atitude aberta e estar disposto a se adaptar a novas situações. Vale realçar também a importância de manter boa comunicação e demonstrar entendimento das demandas de cada cliente, desde a proposta inicial. Nesse ponto ajuda bastante ter domínio do inglês, já que é o idioma da maioria dos projetos no Freelancer.

Para aqueles que gostam de se desafiar e sempre buscar novos aprendizados -  a nível global – não existe outra plataforma que ofereça as oportunidades que o Freelancer oferece!

Postado 24 maio, 2016

M. Bertani

Data and reporting professional

US-based professional with over 8 years' experience in reporting and analytics across multiple industries. My expertise includes working with large amounts of data, identifying patterns and displaying information in intuitive and visually appealing ways. I consider myself technically savvy (expert-level Excel, including complex formulas and macros/VBA), but also results-oriented and business-min...

Próximo Artigo

Afinal, nós temos o Freelancer!